O que são Elementais?

Elementais, muitos já ouviram falar sobre estes seres mágicos e místicos, porém, sabem o que eles são?
E você aí sentado em frente ao computador, sabe o que são? Também não? Pois bem, comecemos:
Os Elementais são basicamente seres que estão diretamente ligados aos Elementos; cada um dos 5 Elementos possuem seus Elementais. Eles atuam principalmente como protetores de seu Elemento "patrono" (vamos chamar assim), por exemplo, as fadas possuem além de suas funções, a tarefa de proteger o Ar contra tudo que possa lhe afetar e desequilibrar este Elemento.
Os Elementais são visados basicamente como guardiões do Elemento, eles são incumbidos de proteger contra qualquer desequilíbrio e dano que possa sofrer e defendem também a vida do ambiente em que se encontram. Um ser Elemental sempre visará o cuidado da vegetação e dos animais de uma floresta, um rio, uma montanha, um vulcão e até mesmo um jardim de uma casa.
Além desse fator de proteção -que podemos citar como algo muito utilizado no esoterismo-, existe um fator que é o seu fator fundamental de existência; este porém, esta estritamente ligado a MAGIA! Todo Elemental possui uma conexão com seu Elemento patrono e assim, o Elemento se manifesta neste ser como uma presença do próprio Elemento em algum lugar. Os Elementais são força, o que os celtas consideravam "seres mágicos (puros)", sem nenhuma conexão com o ser humano; totalmente ligados à Natureza e a Magia.
Elementais existem em quase que todos os lugares da face da Terra, infelizmente, com o crescimento das cidades, a aparição destes seres tem diminuído pela falta de verde e do natural.

Aparições Elementais:
Os Elementais podem somente serem vistos e sentidos quando eles mesmos desejam que nós humanos saibamos de sua existência.
Ao contrário de sátiros e alguns outros seres, mesmo com invocações nós podemos não saber se realmente estão lá ou não; é necessário que o duende, fada, sereia, etc, queiram que você o sinta e saiba que ele está ali ao seu lado te observando.
Entretanto, os Elementais possuem várias maneiras de se mostrarem perante nós, humanos:
* Podem se manifestar como uma simples brisa em nosso rosto
* Sussurrar algo ou rirem próximos de nossos ouvidos
* Uma diferente e forte vibração vinda "do nada"
* Tranquilidade e relaxamento momentâneos
* Podem se manifestar como um pequeno ponto luminoso em algum lugar em sua vista; próximo a uma planta, de um córrego ou até mesmo no jardim
* Se materializar e demonstrarem suas verdadeiras formas perante nossos olhos
Saibam que, a materialização é raramente feita para pessoas que não possuem conexão com Magia, porém, não a torna comum de ser vista e pessoas "sensitivas" podem ter facilidade em visualizarem como pontos de luz.

Hierarquia Elemental:
Assim como toda a sociedade existente, os Elementais também vivem sob uma rígida hierarquia mágica; não a desobedecem pois ela é o que equilibra a vida nesta Terra.
Vou citar um exemplo; você já deve ter ouvido falar em duendes, gnomos, troll, dríade e alguns outros, correto?
A hierarquia Elemental se resume basicamente em coordenar todos os seres de um determinado Elemento em uma ordem de força (digamos assim); o Elemento Terra teria a hierarquia desta forma:
Duende < Gnomo < Dríade < Troll
É claro que a hierarquia não é somente destes seres, existem outros, mas estou apenas citando um exemplo.
Mesmo um ser estando no início desta hierarquia, não significa que ele seja fraco; o que acontece é que cada ser é designado para uma função específica e determinados rituais necessitam de forças diferentes, como prosperidade é necessário os duendes, se fossem invocados trolls, seria um desastre total pois a força estaria fora de sintonia com o momento específico.

Elementais no cotidiano:
Atualmente, os Elementais são muito tratados como um assunto meramente esotérico e perderam bastante suas funções (para algumas pessoas), mas mesmo que não acreditem neles, eles continuam suas vidas sem nenhuma interrupção por falta de crença.
Elementais podem viver em jardins de casas, como duendes e fadas; alguns dizem que ele moram nas plantas mais bonitas do jardim. É claro que não são todos os jardins que possuem Elementais, jardins bem cuidados podem ser alvo de moradia deles, mas não é regra de que será.

Como saber se um Elemental vive em seu jardim?
Elementais são somente percebidos por aqueles que eles escolhem para serem vistos; no mesmo instante, eu posso estar junto com você, conversando e ambos olhando um mesmo local, eu posso chegar a ver uma fada e você não (ou vice-versa); isso ocorre pois eles escolhem quem pode vê-los.
No jardim, temos o que alguns chamam de "Elementais domésticos", são seres que escolhem viver naquele local, seja por escolha deles ou alguma tarefa que lhes foi imposta para ajudar algum sacerdote da magia ou praticante (lembrando que podem ser homens e mulheres).
Neste jardim, as plantas irão exalar vida, as flores chegam a desabrochar mais vezes ao ano e a casa é inundada por um bom astral, seja prosperidade ou outro sentimento, basta estarmos bem conosco mesmo para sentirmos eles.

Elementais domésticos e selvagens:
Estes são termos que alguns usam, existe discordância quando dizem que celtas já utilizavam estes termos ou se surgiu posteriormente; entretanto, facilita muito a explicação e a localização do ser.
O doméstico, como o nome diz, vive próximo de uma casa, jamais dentro; seja em um jardim, um vaso de planta ou uma árvore do quintal. Eles visam o bem do local em que moram e trabalham para harmonizá-lo e isso nos afeta também; eles escolhem morar neste local, jamais uma pessoa que os evoque todos os dias terá um deles vivendo em casa pois os chamou; deve partir deles ou um desejo superior a eles.
O selvagem é todo Elemental que vive em córregos, rios e florestas; assim como animais, não podem ser domesticados ou controlados, eles vivem conectados diretamente e a defesa do seu ambiente é muito maior.

Elementais são bons ou ruins?
Pessoas costumam se enganar dizendo que fadas ou gnomos são seres totalmente do bem e sempre farão somente o bem e alegrias; porém, isso é uma mentira!
Os Elementais podem ser dóceis com nós humanos, mais comum os domésticos para com os humanos que convivem com eles; mas não devemos jamais nos esquecer que eles não estão aqui para nos alegrar ou algo do gênero, eles estão aqui como representantes dos Elementos e principalmente para equilibrar a energia deste mundo.
Até mesmo um Elemental doméstico pode "fazer um inferno" na vida de quem mora na casa se a pessoa estiver agindo de má fé, fazendo algo errado ou prejudicando a energia e o ambiente da moradia.
Os celtas possuíam muita diferença de nós perante os Elementais, eles eram somente chamados em casos específicos, rituais ou algo mais necessário para alguém. Eles não eram adorados ou odiados, eles eram respeitados. Em muitos contos celtas, temos as terríveis Banshees junto com as Fadas, mas, são seres diferentes?
Na verdade, as fadas, segundo os celtas, eram os Elementais que tinham uma grande tendência de punição aos humanos, poderiam se tornar seres terríveis que arrancariam a vida de quem ousasse atacar sua moradia. Banshee é todo e qualquer Elemental que atua de forma prejudicial ao humano para fazê-lo pagar por seus atos contra a Natureza.
Resumidamente, Elemental pode ser caracterizado como a face boa destes seres e Banshee a face punidora contra os que desequilibram a força da Natureza.

Cuidando do seu Elemental:
Quando sabe-se e é confirmada a presença de um Elemental em sua casa, você pode cuidá-lo de algumas maneiras. Eles adoram ser presenteados e bem cuidados, os celtas lhes ofereciam frutas aos pés de árvores ou próximo de plantas com flores bem floridas.
Algumas vezes, encontramos aquelas pequenas estátuas de duendes sorridentes e geralmente eles possuem um nome (que a loja escolhe) e possuem um papel dizendo que é possível oferecer frutas. Mas, está correto fazer isso para uma estátua de duende mesmo não tendo um Elemental morando em casa?
Na verdade, a fruta é dedicada ao Elemental e deve-se ficar num período de um dia próximo aquela estátua, e quem já teve a curiosidade de abrir a maçã ou outra fruta que já serviu, perceberá que ela está totalmente seca por dentro, mesmo por fora continuar linda e maravilhosa. O que ocorre é o seguinte, não é que ao comprar a estátua, você comprou um duende e levou para sua casa, aquela estátua se torna o símbolo dos Elementais na sua moradia e oferecendo frutas a ele (estátua), os Elementais podem visitá-los e se alimentarem da fruta servida!

Tenham um ótimo restinho de Terça e que essa semana seja ótima com a ajuda do próximo e dos Elementais!
Escrito por Felipe M.


"São criaturinhas maravilhosas, que podem nos ajudar a todo momento, desde que sejamos honestos e sensíveis.     Adoram presentes e serem tratados com muito carinho, e principalmente não toleram que poluímos a natureza com químicas, poluentes e outros agentes refratários à ordem natural."

0 Response to "O que são Elementais?"

Related Posts with Thumbnails