Eros, deus do amor

Eros (para os gregos) e Cupido ou Amor (para os romanos), é filho de Ares e de Afrodite, gerado a partir da traição de sua mãe.
Quando nasceu, Ares tinha total compaixão com o filho e queria que o ajudasse nas guerras; assim como Fobos e Deimos. Entretanto, Eros não crescia, continuava com a aparência de bebê; Ares estava preocupado com o pequeno, pois o que havia acontecido para ele não crescer?
Com os deuses que o ignoravam por sempre desejar a guerra e por ter feito Afrodite trair o próprio irmão, ele teve uma idéia, iria saber a resposta através da titã Têmis. Após muito procurar, a encontrou e a titã logo se preparou para a batalha e Ares colocou sua espada aos pés dela, demonstrando que não desejava uma batalha. Isso ocorreu, pois Têmis era a principal adversária de Ares, ela é uma das titãs a qual é totalmente contra as guerras e nunca participou dela, pois é titã dos juramentos e da lei, e a rivalidade com Ares era porque sempre que o deus influenciava os humanos, as leis eram quebradas e a justiça destruída.
Têmis escutou o pedido do deus e resolveu ajudá-lo, pois apesar da traição cometida pelo mesmo, a criança não possuía culpa de seu nascimento. Ela então explicou que Eros não cresceria pois não possuía companhia, seus irmãos já eram adultos e não mais crianças.
Ares então teve Anteros com Afrodite, com a companhia de seu irmão, Eros começou a crescer; Ares entregou o jovem Anteros à um pescador para que fosse criado na Terra, desta forma, não sofreria algum tipo de divergência com os deuses, pois nasceu após a separação de seu pai e Afrodite.
Com Eros já jovem, Ares percebeu que seu filho possuía uma feição muito pacata e um jeito calmo de ser, ele não poderia ir para as guerras, pois seu modo delicado de vida não o permitiriam viver em batalhas. Ele então quis que Eros se tornasse ajudante de Afrodite, pois viveria com a mãe e não se envolveria em batalhas. Os deuses negaram; principalmente Hefesto; então Ares convocou um julgamento entre os deuses e demonstrou que a melhor vida para seu filho seria fora dos assuntos do pai e que mesmo fruto de traição, ainda era filho de Afrodite; os deuses então conceberam o desejo de Ares e deixaram Eros encarregado de ajudar sua mãe.
Atributos de Eros:
Eros se tornou ajudante de sua mãe Afrodite, desta forma, se tornou o deus do amor. Era encarregado de levar o amor para os mortais e de fazer as pessoas se apaixonarem entre si. Para isso, ele recebeu um arco e flechas de ouro (a qual fazia que as pessoas se apaixonassem) e a de chumbo (que fazia as pessoas perderem o amor por determinada pessoa).
Algumas vezes, era descrito que Eros se empolgava e atirava suas flechas de ouro em todas as direções para que os casais fossem aleatórios.
Como era representado?
Eros era representado como um belo jovem alado com feições de menino, sempre nú e grande parte das vezes, representado com arco e flechas; outras representações (mais comuns) mostram o deus como um pequeno garoto, extremamente brincalhão e sempre com uma flecha em mãos e pequenas asas.
Cultos para Eros:
Os cultos para este deus eram extremamente incomuns. A região da Beócia era uma das raras que faziam cultos voltados para Eros, entretanto, era extremamente simples, com uma pedra ou algo que simbolizasse o deus, sem nenhum grande monumento ou estátua.
Em Atenas, Eros era cultuado junto com Afrodite, apenas como uma figura secundária dos cultos, entretanto, todos os dias que fossem o quarto dia do mês, eram dedicados ao pequeno deus.
Perca de status entre os deuses:
Eros inicialmente possuía grande status entre os deuses, pois era ele quem decidia por quem iriam se apaixonar, entretanto, por suas constantes brincadeiras e empolgações de atirar flechas para todos os lados, os deuses ficaram atentos com o pequeno e com suas flechas.
Um dos fatos que anunciaram a "queda" de Eros no status perante os deuses foi a relação entre Apollo e Dafne. Eros fez com que Apollo se apaixonasse por Dafne e que ela o odiasse, assim, Apollo estaria sempre procurando a ninfa e tentando dar-lhe seu amor, até que um dia, a ninfa pediu para ser transformada em loureiro para que não visse mais Apollo; isso ocorreu por puro ato de vingança de Eros, que estava cansado de Apollo demonstrar melhor pontaria com arco e flecha e se gabar por isso, dizendo que Eros era um garoto que carregava o que não sabia usar (seu arco e flechas).
Eros e Psique:
Psique era uma das três filhas de um rei de Mileto. Ela era muito bela, tão bela que homens faziam viagens apenas para admirá-la e lhes rendiam homenagens que deviam ser feitas apenas para Afrodite.
A deusa se enfureceu com o que ocorria e ordenou que Eros fosse a Terra para fazer com que Psique se apaixonasse pelo homem mais feio e vil de toda a humanidade. Eros desceu em direção ao castelo e quando seus olhos avistaram a mortal, ele logo se apaixonou por ela e não cumpriu sua missão. O pai de Psique estava preocupado, pois suas duas filhas haviam se casado e apenas Psique não possuía marido, e com medo de ter ofendido a Afrodite por ter gerado uma filha tão bela, foi para a cidade de Delfos para consultar o oráculo de Apollo. Através do oráculo, Eros se passou por Apollo e fez com que o oráculo falasse para deixar Psique aos pés de uma montanha e que lá, uma terrível criatura a desposaria.
Psique logo foi abandonada pelos parentes e ao cair da noite, o vento Zéfiro fez com que ela fosse levada para um castelo. O castelo era belo, todas suas vontades eram saciadas por forças invisíveis, ao cair da noite, Psique se deitou em um quarto escuro, e notou a presença de mais alguém; deveria ser seu terrível esposo, entretanto, uma voz bela a acalmou e logo sentiu mãos possuindo seu corpo. No dia seguinte, não havia mais ninguém ao seu lado.
Ela se sentia solitário no castelo, pois jamais via se amor, então, pediu que as irmãs fossem visitá-la; seu amante deixou que isso acontecesse mas a avisou que se elas fossem visitá-la, não deveria dar ouvidos as suas palavras e que jamais saberia a verdadeira forma de seu companheiro.
Após várias visitas, a jovem declarou estar grávida, e que o pai devia ser um ser divino; as irmãs estavam enciumadas e disseram:
"Cara irmã Psique, tua criança é descendente de um ser divino? Que ser divino teme mostrar sua própria imagem? Este ser deve ser horrendo, talvez uma serpente temida!"
Psique ficou curiosa e durante a noite, pegou uma faca e quando seu amor adormeceu na cama, ela tentou ver seu reflexo pela lâmina da faca; para seu choque, ele era um jovem lindo com um rosto calmo e belo. Eros acordou e se enfureceu pela jovem ter visto seu rosto e quando ela acordou, estava na casa dos pais.
Ela procurou o castelo durante vários dias e noites, mas nunca o encontrou; foi para um templo de Deméter e lá a deusa lhe disse:
"Bela jovem, não posso livrá-la da fúria de Afrodite, mas posso lhe dizer como superar esta situação. Vá para o templo da deusa e a ela, renda homenagens."
Psique foi ao templo de Afrodite e tentou se redimir para que Eros a amasse novamente. Afrodite por sua vez, não escondeu sua raiva, aliás, uma humana estava sendo comparada como a mais bela deusa e esta mesma humana; fez com que Eros desobedecesse a própria mãe. Então, lhe foram impostas tarefas, que levariam a sua morte.
A primeira tarefa era separar uma grande quantidade de grãos misturados de trigo, aveia, cevada, feijões e lentilhas antes do anoitecer. Psique se desesperou, pois não possua habilidades para tal serviço. Uma formiga se comoveu com a tristeza da jovem e juntou todas suas operárias, as quais ajudaram a jovem.
A segunda tarefa era retirar um pedaço de lã dourada de todas as ovelhas na outra margem de um rio, as quais eram guardadas por Apollo. Ao tentar atravessar o rio, a jovem escutou uma voz avisando para que esperasse o entardecer, assim as ovelhas dormiriam e ela poderia retirar a lã sem ser morta.
A terceira tarefa era subir ao alto de uma alta montanha e trazer uma jarra de água negra para Afrodite, na fonte onde esta água jorrava, um dragão estava servindo de guardião. Uma águia a ajudou, pegando a jarra e a enchendo.
Afrodite se enfureceu e deu a última tarefa, ir até o submundo e pedir uma parte da beleza de Perséfone (esposa de Hades) e entregar para ela. Psique ia se atirar da torre mais alta, e então ouviu uma voz a qual a guiou para uma caverna que a levaria até o submundo, lhe ensinou como passar pelo Cérbero e lhe entregou um dragma de ouro para pagar o Barqueiro pela viagem pelo rio Estígie.
Quando chegou ao submundo, Perséfone sabia qual a missão da garota e a entregou uma caixa com parte de sua beleza e a avisou:
"Não abra esta caixa, a beleza de um deus não é destinada para olhos humanos curiosos."
Psique abriu a caixa por curiosidade e caiu em um sono profundo e eterno. Eros que assistia a tudo, pediu a Zeus a permissão de interferir; Zeus deixou que Eros fizesse o que desejava. Ele a retirou do sono e ao voltar ao Olimpo, pediu que Zeus acalmasse Afrodite e que aprovasse o casamento com a bela mortal. Hermes conduziu uma audiência entre os deuses e nesta mesma audiência, Eros (Amor) se casou com Psique (Alma) e tiveram o filho Volupto (Prazer).
Eros na Igreja:
Eros foi mais um dos deuses os quais a Igreja jogaram no fogo do esquecimento, entretanto, um sábio disse para nunca subestimarmos um deus, mesmo que o mesmo seja jovem.
Com o passar do tempo, imagens de Querubins surgiram e todos eram representados como o deus quando bebê ou menino e os Anjos, os quais são idênticos à Eros.
Eros na Atualidade:
Eros continua não tendo os cultos, assim como na antiguidade, entretanto é muito lembrado por todo o mundo, sejam em livros, contos, filmes; sempre podemos escutar algo referente ao Cupido e ao amor que ele trás. Mesmo que as pessoas não saibam sua história, ele é lembrado e conhecido por todos, de forma que nunca pode "morrer" para a humanidade, pois até mesmo nos relacionamentos mais obscuros, Eros está lá para que tudo ocorra como deve ser.
Aqui me despeço e lhe desejo um ótimo fim de semana, além de que Eros possa nos enxergar e nos trazer o verdadeiro amor!
 Escrito por Felipe M.

0 Response to "Eros, deus do amor"

Related Posts with Thumbnails