Afrodite, deusa do amor e beleza e alguns de seus filhos

Afrodite (para gregos), Vênus (para romanos) é uma das doze divindades principais do Olimpo. Assim como muitos mitos (não apenas gregos), existem algumas versões sobre seu nascimento. Uma destas versões é contada por Homero em sua obra, "A Ilíada"; nesta obra, Homero conta que Afrodite nasceu do relacionamento de Zeus com a deusa Dione (deusa das ninfas, aquela que dá vida a elas). Outra mais comum é que em uma época mais antiga, quando Cronos castrou seu pai Urano, atirou os órgãos sexuais do pai no mar; em contato com a água, o órgão gerou uma grande espuma, a qual fez com quem Afrodite nascesse de lá.
Onde as histórias se juntam:
Segundo historiadores, a história de Homero não está totalmente incorreta, nem mesmo a de que se originou dos órgãos sexuais de Urano; elas apenas estão incompletas.
Alguns historiadores afirmam que a história de Homero sobre o surgimento da deusa não conta todo o fato que realmente aconteceu. Afrodite teria se originado de Urano, uma deusa ou uma titã?
Alguns criaram a hipótese de Afrodite ter sido a primeira das deusas e os titãs a mataram; talvez uma hipótese louca, após a vingança de Zeus (explicarei em uma próxima postagem esta história), ele veio a se relacionar com a deusa Dione de forma que a criança fosse a deusa Afrodite, como se ela tivesse renascido.
Verdade ou apenas uma hipóteses absurda?
Afrodite Uraniana e Afrodite Pandemos:
Ao final do século V a.C, os filósofos começaram a considerar Afrodite como duas divindades distintas. Afrodite Uraniana, nascida da espuma do mar após a castração de Urano; Afrodite Pandemos (de todos os povos), filha de Zeus e Dione.
A Afrodite Uraniana é deusa do amor de corpo e espírito; enquanto Afrodite Pandemos é a deusa do amor puramente físico.
Isso origina a hipótese citada acima para alguns historiadores.
Outra citação (e muito mais aceita) é que Afrodite são duas: A Uraniana é uma das titãs que não tiveram grande importância ou citação durante as guerras olímpicas ou em outros momentos e Pandemos é mais jovem, deusa filha de Zeus e mais reconhecida do que a titã.
PS: O nome de titãs e deuses serem semelhantes não é algo impossível, Apollo também ficou conhecido como Febos, e este nome Febos, era o nome de um dos titãs que era representado pelo Sol.
Atributos de Afrodite:
Afrodite era deusa da beleza, do amor, do casamento, da fertilidade e da paixão, principalmente a paixão sexual. Considerada a deusa mais bela de todo o Olimpo; considerada também protetora das prostitutas. Detestava ser comparada com mortais, quando as mulheres eram comparadas à deusa, elas eram castigadas pela deusa; exemplo: Psique.
Descendentes de Afrodite:
Afrodite era cobiçada por todos os deuses por sua imensa beleza, entretanto, ela os rejeitava; Zeus então a obrigou a se casar com Hefesto, deus do fogo e o mais feio dentro os deuses.
Ela então gerou vários filhos, todos frutos de traição. Dentre eles, estava Eros, Fobos, Deimos, Harmonia, todos filhos de Ares (ver postagem sobre Ares para mais detalhes), teve também Anteros com o deus Adônis, Himeneu com Apollo, Príapo e Éryx com Dionísio, Hermafrodito com Hermes, além de vários outros gerados também por mortais.
Culto para Afrodite:
Seu culto se originou em Chipre, se estendeu para Esparta, Corinto e Atenas. Em seu culto, eram feitas oferendas para fertilidades como ,por exemplo, romãs e outras frutas para um chamado "Banquete".
Quando a figura matriarcal foi substituída pela patriarcal, os cultos se tronaram promíscuos. A deusa se tornou símbolo de paixão sexual apenas e de sexualidade liberal, tendo em seus templos a prática de prostituição religiosa, onde prostitutas ou escravas eram abusadas como uma forma de adoração a deusa.
Como era representada?
Afrodite era sempre representada como uma bela moça. Sempre representada nua ou seminua, quando representada seminua, está com os cabelos escondendo os seios e partes íntimas ou uma túnica que cobre abaixo da cintura apenas.
Afrodite e Eros:
Ares queria que Eros não participasse das guerras por sua aparência frágil e bela. Ele então queria que Afrodite cuidasse do filho, pois se ela não se  prontificasse, ele teria que ficar sobre os cuidados do pai e consequentemente participar de guerras. Ares então convocou uma reunião entre os deuses, de forma que fosse julgado o destino do pequeno deus.
Hefesto negou que Eros ficasse com a mãe, mas Ares então demonstrou que não era a vida apropriada ao pequeno e que mesmo sendo fruto de traição, era filho de Afrodite.
Afrodite então aceitou cuidar do pequeno, ela o ensinou as artes do amor para que fosse seu ajudante e assim se tornou o deus do amor.
Hermafrodito:
O termo é mais reconhecido hoje como "hermafrodita". O jovem era dotado de beleza como a mãe, entretanto era desprovido de qualquer sentimento amoroso. Aos quinze anos ele passou a ser criado pelas ninfas; quando foi se banhar em uma lagoa, se despiu e entrou, a ninfa Salmacis se apaixonou pelo jovem e pediu que jamais fossem separados, os deuses atenderam seu pedido e juntaram o corpo da ninfa com o do jovem, assim, se tornaram apenas um ser, com ambos os sexos e seu nome é designado para o que hoje conhecemos como "hermafroditismo".
Afrodite nos dias atuais:
Ela é novamente cultuada pelo paganismo, entretanto como eram feitos nos seus primeiros cultos, apenas com oferendas e dedicações.
Hoje o seu nome também é utilizado como um termo, "doenças venéreas", ou seja, doenças transmitidas através do sexo.
Desejo à todos um ótimo fim de semana e que Afrodite traga o amor para suas vidas!
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Afrodite, deusa do amor e beleza e alguns de seus filhos"

Related Posts with Thumbnails