Héstia, deusa pouco lembrada, deusa sempre presente

Héstia (para os gregos), Vesta (para os romanos) é uma das doze divindades olímpicas (originalmente) que possuem um trono de poder e uma das três primeiras deusas a existirem na história da mitologia grega.
Héstia é uma dos seis descendentes diretos de Cronos e Réia, irmã de Hera, Deméter, Hades, Poseidon e Zeus; ao nascer, foi engolida por seu pai e salva por Zeus.
Ela é uma das deusas cujo nome é pouco citado em toda a mitologia e por isso, acaba se tornando pouco lembrada ou até mesmo pouco conhecida pelas pessoas. Quando salva por Zeus, decidiu que coordenaria e tomaria para si, todo e qualquer cuidado referente a assuntos domésticos, nada mais; pela sua beleza, haviam inúmeras tentativas de cortejo vindas de Poseidon e de Apollo, a deusa resistia a essas tentativas, entretanto, quando esses cortejos começaram a assumir posições mais agressivas e o ódio dos deuses aumentava por ela não querer aceitá-los, ela tomou uma providência:
"Zeus, meu irmão e deus supremo, tu que vieste do mesmo ventre que eu e me salvaste do terrível estômago de nosso pai, peço, por favor, que proteja a minha opção. Proteja minha virgindade contra aqueles que ousam tomá-la de mim."
Zeus por sua vez, concordou com o pedido da irmã, mas não compreendia o porquê daquela opção. Athena deveria se manter virgem para administrar assuntos de guerra, Artemis se mantinha virgem pelo acontecimento do nascimento de seu irmão, mas, e Héstia?
Uma das três mais poderosas deusas, por que não gerar descendentes como seus irmãos?
Héstia então explicou o motivo:
"O dia em que minha virgindade for consumida, não mais terei total atenção para os assuntos domésticos. Terei de cuidar da criança para que cresça forte e seja grande deus, e assim, desviaria a atenção de meus pequenos mortais."
Após isso, Héstia manteve sua virgindade; sempre protegida por Zeus e pode sempre zelar por sua tarefa tão querida.
Nunca exigiu cultos voltados a ela ou alguma outra forma de reverência, exigia rituais para a ajuda do lar e sua purificação e aceitava as oferendas quando entregues.
Atributos de Héstia.
Deusa do fogo da lareira e da moradia; apenas o fogo controlado pelo homem, não o selvagem. Protetora dos lares e cidades, representante de pureza.
Como era representada?
Héstia era a irmã mais velha de Zeus (este sendo o mais novo dentre os seis), entretanto, era sempre representada com um enorme manto que lhe cobre desde os pés até o topo da cabeça, apenas com o rosto e mãos à mostra. Pela simplicidade de suas esculturas, não despertou o desejo de exploração de artistas posteriores.
Pouco lembrada, muito admirada.
Após a sua escolha e pedido a Zeus, ele percebeu que a irmã desejava o bem dos mortais e pela sua opção, a deu o dom de ser venerada no local mais importante para cada um dos humanos, o lar.
Assim, ela se tornou deusa dos lares e a representação estável da própria moradia, era a protetora direta de cada lar e das cidades; quando uma cidade nova era fundada, uma chama devia ser acessa em uma fogueira ou algo que se assemelhasse a uma lareira, e a partir daquela chama, a cidade cresceria, com lares, praças, etc.
Entre os deuses, Héstia era admirada por todos por ser deusa específica de uma única ação e ser venerada em toda a Grécia, não havia um único local em que não existisse uma lareira ou pira acessa em sua homenagem. Afrodite desejava que ela perdesse sua virgindade e não desperdiçasse sua beleza com a virgindade, e assim fez com que Apollo e Poseidon a desejassem.
Sua renúncia ao trono do Olimpo.
Héstia era originalmente uma das doze deusas olímpicas, entretanto, quando Dionísio ascendeu ao Olimpo e reclamou por seu trono de direito, os deuses não concordaram que houvesse 13 tronos, isso geraria azar para os próprios deuses; Héstia então decidiu renunciar seu trono para que o jovem deus o assumisse.
Zeus então ordenou que fosse criada uma lareira circular para a sala dos tronos, nesta lareira seria acessa uma chama que representaria a presença da própria deusa nos debates que ocorressem no local.
Héstia em Delfos:
A cidade de Delfos possuía uma pira central que sempre se mantinha acessa, jamais era apagada. Esta pira era a representação da própria deusa na Terra e dela, eram acessas as chamas de lareiras e para outros templos da cidade.
Rituais para a deusa:
Héstia era venerada originalmente em todos os festivais existentes, com o passar dos anos, os festivais se tornaram específicos de outros deuses. Em Roma, suas sacerdotisas eram conhecidas como Vestais e assumiam um voto de castidade e deveriam servir aos desejos da deusa por exatos 30 anos.
Por ela ser aquela que traz a luz, o conforto e o calor para os lares, ela é essencialmente a "alma" de uma casa, aqui estão algumas formas de cultos que eram realizados:
-Para que uma casa se tornasse um lar, a presença de Héstia era solicitada. Quando um casal se unia, a mãe da noiva acendia uma tocha em sua casa e a transportava diante do casal recentemente casado até sua nova casa, para que acendessem a primeira chama em seu lar. Este ato consagrava o novo lar. Portanto, onde quer que um novo casal se aventurasse a estabelecer um novo lar, Héstia vinha com eles com o fogo sagrado, ligando o lar antigo com o novo, talvez simbolizando continuidade e ligação, consciência compartilhada e identidade comum entre as famílias.
-Depois que a criança nascia, acontecia um segundo ritual. Quando a criança tinha cinco dias de vida, era levada ao redor da lareira para simbolizar sua admissão na família. Então se seguia um festivo banquete sagrado. Também acontecia a escolha do nome da criança.
-Cada cidade-estado grega tinha uma lareira comum com um fogo sagrado no edifício principal, onde os convidados se reuniam oficialmente. Cada colônia levava o fogo sagrado de sua cidade natal para acender o fogo da nova cidade.
-Forasteiros precisam pedir permissão da deusa e conseguir o fogo da cidade para poderem viver no novo ambiente.
Héstia nos dias atuais:
Héstia é pouco lembrada nos dias de hoje, entretanto, alguns rituais pagãos a ressuscitaram e a veneram através de oferendas de frutas e como os rituais são feitos em casa para proteção do lar, para quem é possível, é acessa uma fogueira ou uma lareira em oferenda a deusa e complementado com a entrega do banquete.
A mitologia de hoje fica por aqui, e desejo a todos um belo final de semana e que Héstia lhes traga a proteção e o conforto de seu lar!
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Héstia, deusa pouco lembrada, deusa sempre presente"

Related Posts with Thumbnails