Zeus, o deus dos deuses

Zeus (para os gregos) ou Júpiter (para os romanos) é um deus olímpico e possuidor de um dos 12 tronos de poder. Um dos "grandes seis", filho de Réia e Cronos, irmão de Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon; entretanto, sua história é diferente da de seus irmãos.

Quando estava para nascer, Cronos já estava preparado para que quando o filho nascesse; engolí-lo inteiro, assim como fez aos outros filhos; entretanto, Réia estava cansada de seu marido se alimentar de todos os descendentes que gerava. Em um ato de desespero, Réia fugiu para a ilha de Creta e lá permaneceu escondida.
Quando se aproximou do nono mês de gestação, Cronos se pôs a procurar a esposa em todo o mundo, sem descansar nem se alimentar. O bebê então nasceu, este era Zeus, um bebê que não possuía um aspecto tão sadio como a de seus irmãos ao nascer, isso ocorreu pelo fato de sua mãe ter de se esconder tão perfeitamente para Cronos não encontrá-los que acabou com ela se alimentando apenas do necessário para sua vida, não suprindo suas necessidades.
Cronos estava furioso e o mundo tremia sob sua ira, Réia então teve uma idéia que salvaria a ela, seu filho e a humanidade. Enrolou uma grande pedra no pano onde cobria Zeus e quando Cronos se aproximou da ilha de Creta, Réia lhe entregou a pedra como se fosse o bebê. Rapidamente, Cronos engoliu a pedra juntamente com o pano e se retirou junto a sua esposa.
Em Creta, Réia havia pedido ajuda para que cuidassem de seu bebê, pois, se o plano da pedra realmente funcionasse, ela não poderia continuar na ilha; senão levantaria suspeitas sobre o filho "não engolido". Duas ninfas, Andrastéia e Ida, alimentaram o pequeno deus com leite de cabra. As Melissas (como eram chamas as ninfas de Creta) tinham ordem explícita de que, quando o bebê fosse desmamado, deveria ser entregue para viver com alguma família da ilha, mesmo que criado como humano, ele saborearia a doce sensação da vida, o que seus irmãos não teriam. Zeus passou a ser criado por uma família, cuja a mulher não poderia gerar filhos de seu marido e ambos aceitaram o pequeno como uma benção; porém, não faziam idéia de quem ele realmente era.
Zeus cresceu como um humano comum, já estava forte, graças as ninfas e aos seus pais. Certa vez, descansando sob a sombra de uma árvore em um vasto campo, ele ouviu uma voz lhe chamando; ele seguiu a voz e lá estava ela... Gaia estava lhe chamando:
"Jovem Zeus, estás forte como deveria ser. Sou Gaia, a grande titã da Terra; tu és meu descendente, filho de meu filho. És um poderoso ser e vives como um simples humano, eu posso te ajudar a recuperar o futuro que lhe é predestinado; mas te ajudarei se me ajudar."
Zeus temeu a grande titã, mas após Gaia lhe contar tudo o que precisava saber, ele se convenceu e decidiu seguir seu destino. O desejo de Gaia não era unicamente de vingar Zeus e seus irmãos, ela desejava principalmente a libertação de seus filhos que haviam sido novamente aprisionados em seu ventre por Cronos.
Seguindo os conselhos de Gaia, Zeus iniciou uma longa jornada em busca da titã Métis; esta era a titã da prudência. A titã aceitou ajudar Zeus e decidiu ensinar tudo o que lhe era necessário.
Agora, Zeus já era um deus e já tinha alguns poderes o qual precisava apenas aperfeiçoar com o tempo. Já forte e não vivendo como humano, desejou confrontar Cronos. Métis lhe avisou que seria impossível ele vencer seu pai sozinho, então, criou uma bebida de várias misturas e entregou a Zeus; ele por sua vez, foi até Cronos e lhe ofereceu a bebida se passando por um simples humano. Cronos tomou a bebida de Métis em um único gole e após um tempo, vomitou a pedra que havia engolido, logo após, vomitou seus irmãos.
Furioso, Cronos perguntou quem era aquele insolente humano, Zeus então se levantou e disse "Sou Zeus, filho de Réia e de vós. Sou teu filho, aquele que tens temido antes mesmo de meu nascimento; agora me vingarei pelo que fez com meus irmãos."
Réia escondeu as três filhas enquanto Zeus, Hades e Poseidon (já adultos) lutavam contra o pai, que foi derrotado e humilhado por ter sido derrotado por seus filhos.
Após a derrota de Cronos, os irmãos ascenderam ao Olimpo e fizeram a partilha de seus reinos. Zeus assumiu o controle do universo e dos céus e se tornou o soberano do Olimpo e rei dos deuses.
Atributos de Zeus:
Zeus possui grande força, assim como seus irmãos, possui grande força física. É controlador do universo e dos céus, com um simples movimento de sua cabeça, pode movimentar todo o universo e o que habita nele, trazendo o caos ou a paz cósmica. Com sua mão esquerda, controla as nuvens e com ela controla as chuvas; sejam para a punição dos homens (como dilúvios) ou até mesmo para regar as plantações e fertilizar o solo.
Com sua mão direita, controla os raios e trovões; armas poderosas que lhe foram presenteadas durante as guerras titânicas. Zeus possui uma personalidade forte, evita ao máximo as guerras e raramente interfere nas guerras entre seus filhos. Por ser pai dos deuses e soberano dos mesmos, controla as regras e leis que devem ser seguidas, tanto no Olimpo como na Terra. Sempre manteve relações extraconjugais e as guerras (ou batalhas) que participava era contra seus irmãos quando a discórdia era muito grande ou durante as guerras titânicas.
Como era representado?
Zeus é representado como um homem já adulto, de barba longa e corpo forte. Algumas poucas vezes é representado nu, entretanto, o predominante é ser representado com uma túnica que lhe cobre da cintura até os tornozelos. Quase sempre com um cetro em mãos, o que representa o seu poder como rei. Muitas vezes, representado sentado em um enorme trono e com uma águia próxima a ele; a águia é o seu animal sagrado, com contos que dizem ser o animal que ele se transfigurava com frequência. Algumas estátuas o demosntram segurando um raio em mãos como em posição de ataque. Em pinturas, é comumente representado próximo a seus amores, sejam esposas ou não.
Esposas de Zeus:
Zeus possuiu apenas três esposas durante sua vida. A primeira delas foi a titã Métis; ele se casou com ela após ter assumido o Olimpo com seus irmãos e decidiu torná-la sua rainha. Ela nunca foi uma odiada pelos seis, afinal, ela era uma das titãs favoráveis aos deuses. Quando Métis estava grávida de Athena, Gaia previu a Zeus que quando uma criança vinda dela nascesse; esta criança o destronaria, assim como ele havia feito com o pai, e seu pai com o seu avô (Urano). Ele então decidiu fazer um pequeno jogo com Métis, o jogo se baseava em transfigurações, a titã não pensava ser algo prudente, porém, Zeus a seduziu e ela concordou. Ele então pediu que se transformassem em animais voadores, enquanto ele se transfigurou em uma águia, ela se transfigurou em uma pequena mosca. Sem pensar duas vezes, a engoliu.
Deste acontecimento, Zeus adquiriu a prudência de sua esposa e por um período de tempo, se tornou deus da prudência. Com o nascimento de Athena, ela adquiriu esta prudência; fazendo com que o pai não se tornasse como era antes, com excesso de prudência, nem com ausência da mesma; então, não mais era considerado deus da prudência.
A segunda esposa de Zeus foi Têmis, titã da justiça. As moiras guiaram Têmis (que é cega) até o Olimpo e lhe entregaram a mão da titã. Zeus a aceitou como esposa, as moiras alegaram que Zeus precisava aprender muito ainda para se tornar mais poderoso do que já era; e Têmis era muito mais sábia que Métis.
Com as relações extraconjugais de seu marido e outro ato de Zeus, Têmis decidiu então se divorciar e viver sozinha sem nenhum homem em sua vida, voltando a escolha de não se casar mais.
A terceira esposa de Zeus foi Hera, sua irmã. Com ela, Zeus teve alguns filhos; entretanto, pelo excesso de ciúmes dela, todos os filhos gerados de relações proibidas de Zeus eram perseguidos por ela, alguns sendo mortos, atormentados psicologicamente entre outras ações.
Apesar das relações, Zeus sempre demonstrava que se amor verdadeiro era e sempre seria ela, Hera.
Descendentes de Zeus e relações extraconjugais:
Zeus sempre possuiu vários amores, divinos ou não. Dos de grande destaque estão a relação com o oráculo Dione, o qual originou Afrodite; a ninfa Leto, que gerou Apollo e Artemis; a ninfa Maia, que gerou Hermes; e vários outros. Teve também filhos semi-deuses, como Odisseu (Ulisses), Teseu, Perseu e o renomado Heracles (ou Hércules, para romanos).
Todos seus filhos eram perseguidos por Hera e Zeus raramente fazia algo para impedir a esposa.
Zeus e Ares e Heracles:
Apesar de Zeus possuir vários filhos, não tinha grande afeto por eles. Demonstrava apenas o necessário para eles, não o carinho e zelo necessário e desejado. Ares era o filho que Zeus detestava, muitos documentos encontrados dizem que Zeus renegava ao filho na frente do mesmo e dos outros deuses, tendo assim uma geração de raiva e ódio. Heracles estava para ser morto por Hera, então, Zeus lhe deu este nome, que significa "Vitória de Hera"; pois ele julgou ser uma forma de sua esposa não matar o recém-nascido; o que foi em vão. Heracles era possuidor de grande força e os atentados de Hera eram praticamente ineficazes, ela então se passou pelo oráculo de Delfos e fez com que o herói fizesse doze trabalhos, que provariam sua eficiência e provavelmente o levaria a morte.
Muitos destes trabalhos eram ligados a luta com monstros aterrorizantes ou outros guerreiros; e alguns deles, eram filhos de Ares. Após a morte da rainha das Amazonas, filha de Ares e adorada por ele, o deus decidiu declarar guerra contra Heracles por ter matado seus filhos; porém, Zeus favoreceu o herói e trouxe derrota a Ares.
Zeus e seus filhos:
Ao contrário de Poseidon, os filhos de Zeus eram sempre humanos, sempre belos e o destino os levava a se tronarem heróis de grande fama e reconhecimento que perduraram por séculos, enquanto os filhos de Poseidon eram gigantes e monstros bárbaros e brutais.
Celebrações a Zeus:
Além das oferendas e cultos feitos em templos destinados ao deus, eram feitos festivais que existem até hoje e são conhecidos pelo mundo inteiro e continuam sendo praticados. Os jogos olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia, aos pés do monte Olimpo; estes jogos eram destinados para que os deuses assistissem as competições e tivessem diversão, e para Zeus, era dedicado o esforço praticado. Apenas homens podiam participar dos jogos e as competições eram feitas com os atletas totalmente nus. O suor destes atletas era recolhido e guardado em jarras, pois acreditavam que o suor detinha propriedades mágicas, pois eram gerados através de esforços para os deuses.
Atualmente, as Olimpíadas já perderam muito da essência do que era originalmente, entretanto, ainda é uma boa pedida de diversão aos telespectadores e... O que garante que os deuses também não observam estes jogos?
Zeus na atualidade:
Zeus novamente é cultuado por politeístas gregos e são feitas oferendas e rituais destinados ao deus supremo. Na Grécia, anualmente são feitos jogos entre politeístas gregos destinados a Zeus, como as olimpíadas; aberto para o público a fim de tornar uma diversão para a população e disseminar a religião para aqueles que se interessam.
Que Zeus olhe por todos nós e com seus trovões, clareie as tempestades pelas quais teremos de passar e que o frescor de suas chuvas nos refresque o corpo quente e nos lave das impurezas carnais.
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Zeus, o deus dos deuses"

Related Posts with Thumbnails