Artemis, deusa bela e pura

Artemis (para os gregos), Diana (para os romanos), filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apollo.
A história de se nascimento é a mesma de Apollo (já que são gêmeos), entretanto, Artemis possui habilidades e dons diferentes de seu irmão.
Para ela, o dia de seu nascimento foi uma grande influência para toda sua vida. Com a deusa Ilítia (deusa dos partos), filha de Hera, proibida de descer do Olimpo, não podia ajudar Leto durante o parto de seus filhos. Artemis nasceu primeiro que Apollo, e logo nos primeiros momentos de vida, demonstrou seu talento como parteira e ajudou sua mãe durante o nascimento do irmão.
Após o parto, subiu ao Olimpo com seu irmão para assumir seu trono, recebeu de Zeus como presente uma lira, um arco e flechas de prata (Apollo recebeu os mesmos presentes, mas de ouro), entretanto, Artemis estava traumatizada com o que havia visto por ajudar o parto da mãe, pediu a Zeus que fosse virgem para sempre; já que não queria se submeter a maternidade nem os problemas que a mãe havia sofrido.
Quais são os atributos de Artemis?
Artemis, era para as mulheres o mesmo que Apollo representava para os homens; uma das deusas mais veneradas do Olimpo. Ela se destacava por sua agilidade e talento no arco e flecha; assim, se tornou deusa da caça. Recebeu o controle sobre a corte das Ninfas, todas as ninfas a amavam, tendo muitas vezes, dançado com elas nos bosques durante a luz da Lua; foi coroada como rainha dos bosques e toda a vida selvagem. Com o passar dos anos, foi associada a magia e a própria Lua.
Todas suas sacerdotisas eram virgens e seguiam votos de castidade em oferecimento a deusa e era uma forma de demonstrarem o cuidado com a superioridade feminina e ela sempre competia com si própria, para conseguir a superação e melhoria de seus atos.
O amor de Artemis:
Artemis é de fato, a deusa mais pura de todo o Olimpo. Nunca se submeteu a atos que pudessem quebrar seu voto de castidade. Com este voto, ela pediu também que tivesse uma corte, e que nesta corte se encontrasse apenas homens virgens; de forma que seriam puros para seguir a deusa.
Ela não possuiu muitos amores, o único que chegou a possuir seu coração foi o jovem Órion, filho de Poseidon, que era caçador assim como ela. Artemis era alvo de grande ciúmes de seu irmão Apollo, que se enfureceu ao saber que ela se casaria com Órion. Como uma forma de manter a irmã livre do casamento e evitar que ela pudesse quebrar o voto de castidade, afundou o jovem no mar, deixando apenas a cabeça para fora; quando estava com Artemis na praia, mostrou um ponto escuro bem distante da areia e desafiou a irmã a acertá-lo, Artemis então pegou seu arco e flechas e acertou o ponto na primeira tentativa.
Após algum tempo, o mar adquiriu o tom avermelhado de sangue e o corpo de seu amado chegou aos seus pés através das ondas. Para impedir que seu amor fosse levado por Hades, resolveu colocá-lo entre as estrelas do céu, onde era representado com um cinturão e uma espada.
Deusa vingativa:
Artemis, apesar de calma, era uma deusa extremamente vingativa. Certa vez, estava tomando banho em seu bosque, percebeu que um caçador a observava. Por ter sido vista nua pelo humano, o transformou em um cervo, após a transformação, o jogou para sua matilha de cães de caça; desta forma, os cães estraçalharam o cervo ferozmente.
Outra amostra de sua vingança foi quando Agamêmnon matou um cervo em um dos bosques sagrados da deusa sem a permissão dela. Enfurecida pelo ato do homem, exigiu o sacrifício de sua filha Ifigênia. O homem tentou convencê-la de todas as formas para que pudesse poupar a vida da amada filha, Artemis então, cessou os ventos, impedindo que a frota grega avançasse para Tróia através do mar e disse que os ventos soprariam novamente após o sacrifício da jovem. Agamêmnon entregou a filha para Artemis e partiu.
A deusa levou a jovem para que fosse sacrificada em um de seus santuários; entretanto, na hora do sacrifício, ela deu a ordem de não matarem Ifigênia, com pena da jovem, notou que ela era virgem e a transformou em uma de suas sacerdotisas; mas jamais deixou que o pai descobrisse que a amada filha continuava viva. Sempre se divergia com a deusa Athena por dizer que o acesso de fúria, era uma forma comum de defesa.
Como era representada?
Artemis sempre era representada com seu arco e suas flechas, sempre acompanhada por algum animal selvagem, geralmente um cervo ou algum lobo.
Jamais era representada nua, se encontrava sempre com uma túnica curta, demonstrada de forma leve; de forma que a própria deusa gostava, pois durante a caça, o tecido não atrapalhava durante suas corridas e em seus movimentos.
Foi inspirada por muitos artistas durante vários anos, até mesmo com o fim da antiga cultura grega; seja em pinturas ou esculturas, sempre demonstrava força, jovialidade e sua pureza.
Alguma semelhança com Apollo?
Artemis possui várias semelhanças com seu irmão. Era boa caçadora, sua pontaria com arco e flecha era altamente invejável, sempre se dizia superiora nas artes que exercia, mas de forma que não enfurecesse outros deuses.
Deusa calma, entretanto, assim como Apollo, possuía acessos de fúria (menos intensos quanto os do irmão) e se acalmava apenas com o sacrifício oferecido a ela (Apollo se acalmava apenas na presença da irmã ou de Zeus). Comandante da corte das ninfas, enquanto seu irmão comandava as musas.
Pode-se notar também diferenças entre eles, certa dualidade, um equilíbrio.
Artemis sempre seguiu sua castidade, enquanto o irmão possuía vários relacionamentos.
Representada como a Lua, escuridão; e seu irmão como o Sol, a luz.
Presenteada por Zeus com lira, arco e flechas de prata e seu irmão com os mesmos objetos, entretanto, de ouro.
Atualmente:
Artemis é novamente venerada por cultos pagãos, que revivem a fé de muitas destas divindades até então consideradas apenas histórias ou contos mitológicos.
Na Itália, Artemis foi conhecida como Diana, ou Reginna delle Streghe, rainha das bruxas e possuidora dos conhecimentos de magia e fonte inesgotável de poder devido pela própria representação da Lua.
Realmente devemos considerar que estes deuses, sejam eles gregos, egípcios, dentre outros, devem ser respeitados e sempre respeitar aqueles que seguem esta fé; afinal, estas religiões duraram anos e sempre foram praticadas por vários grupos de pessoas.
Uma ótima Sexta-feira para vocês e que Artemis lhes dê a força da auto-superação.
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Artemis, deusa bela e pura"

Related Posts with Thumbnails