Gaia

Gaia! Grande mãe e grande protetora! Aquela que tudo dá e tudo tira!
Gaia, deusa grega da Terra e de todos os seres que nela habitam. Divindade grega, mãe dos deuses e da vida na Terra; sendo ela humana, animal, vegetal e alguns seres místicos.
Para os gregos, Gaia não era representada apenas pela Terra (ou os elementos e seres gerados por ela) por ela possuir uma forma material, quase humana. Ela, após criar a Terra e os seres que nela habitam gerou o grande deus Urano para poder realizar seu desejo de se unir a um semelhante em natureza; desta criação, Gaia e Urano tiveram 18 descendentes, os Titãs, Ciclopes e Hecatônquiros.
Urano era capaz de prever o futuro, e temia a grande força de Gaia e os descentendes de seu ventre, aprisionou a todos em seu ventre para que nunca saíssem e pudessem destroná-lo. Gaia gemia das dores e pela tristeza de ver seus filhos aprisionados em seu ventre, pediu à seus 12 filhos Titãs que a vingassem de Urano e libertassem os irmãos aprisionados.
O único a concordar com o pedido da mãe, foi Cronos (o mais jovem dentre os Titãs); Gaia lhe entregou uma foice para que fosse usada quando seu pai viesse a Terra para se relacionar com Gaia em mais uma noite. Ela escondeu Cronos para que não fosse visto por Urano, de forma que a vingança pudesse ser feita.
Quando Urano desceu a Terra, Cronos o atacou brutalmente e o castrou com a foice dada por sua mãe. O sangue de Urano escorreu por entre a vagina de Gaia, libertando os filhos aprisionados e fez uma última previsão para Cronos; ele seria destronado por um de seus filhos.
Cronos ascendeu ao trono de seu pai e tomou sua irmã Réia como esposa, esta lhe deu seis filhos, dentre eles três mulheres e três homens: Héstia, Deméter, Hera, Zeus, Poseidon e Hades.
Entretanto, com temor de que perdesse o trono para um de seus filhos, passou a devorar cada recém-nascido gerado pelo ventre de Réia e aprisionou novamente os filhos de Gaia.
Gaia, por sua vez, ajudou Réia a salvar um de seus filhos (Zeus); ela, com ira dos feitos de seu filho pediu vingança à Zeus, que iniciou uma guerra contra Cronos. Gaia prometeu a Zeus que ele venceria, mas necessitaria da ajuda de seus filhos. Zeus desceu ao Tártaro e liberou os três Ciclopes e os três Hecatônquiros. Zeus veio a vencer a guerra após seguir os conselhos dados por Gaia.
Zeus após vencer a guerra, se tornou novo soberano do Universo e aprisionou os Titãs no Tártaro. Gaia, se revoltou contra Zeus e abriu mão de suas armas para derrotar-lo; ela então gerou os Andróginos (seres com quatro patas e quatro braços que se ligavam pela coluna e possuidores de órgãos genitais femininos e masculinos), porém Zeus e os outros deuses habitantes do Olimpo (seus filhos) venceram. Após várias tentativas de se vingar de Zeus, Gaia desiste e faz um acordo com Zeus; jamais se voltará novamente contra ele e em troca seria aceita no Olimpo.
Esta é a história de Gaia perante os gregos; ela além de ser mãe dos deuses, dos seres e nossa própria mãe também possui grande força e poder, pois criou a Terra, criou montanhas, rios e todos os seres vivos.
Todas as culturas Indo-Européias a reconhecem como Mãe e é a personificação do poder matriarcal.
Na atualidade:
Raramente se escuta alguém dizer algo sobre a mãe Gaia, talvez pelos vários anos que se passaram, falta de conhecimento ou até mesmo pela religião que seguem e acreditam com tanta veemência. Os que nela acreditam e são "fiéis" (se assim podemos dizer) são logo considerados pagãos ou até mesmo ateus.
Para quem acredita que o mito de Gaia não passa de uma história e conhecem a bíblia, como surgiu o primeiro homem (Adão)?
Adão foi moldado no barro; o barro é terra, o elemento da Grande Mãe!
Gaia, como pode-se perceber é generosa com seus filhos, vingativa com os mesmos e não aceita ser maltratada por quem foi gerado pelo seu ventre; agora me respondam, o que acontece no mundo atualmente, em assuntos ambientais, não poderia ser considerado uma forma de vingança e punição contra nós humanos por fazermos o que fazemos? Tanto desmatamento, destruição, matança de seres vivos e nossos próprios irmãos humanos. Não acredita? Veja que em muitos lugares -até mesmo o Brasil- estão sofrendo com desastres naturais que sempre se acreditou que jamais ocorreria. Terremotos, ciclones, total devastação; por isso devemos tomar cuidado com ela. Quem nos dá o fruto, o alimento, a água e quem nos faz se sentir mais leves quando em contato direto com a terra?
"É a Grande Mãe que dá e tira; que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte."
Escrito por Felipe M.

1 Response to "Gaia"

  1. Anônimo Says:
    21 de maio de 2010 às 16:20

    Só pra você não dizer q eu nao comento Felipe, hahaha

    parabens pelo blog *-*

Related Posts with Thumbnails