Samhain, ano novo, ciclo novo!

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estou passando aqui para pagar a dívida que deixei no dia 31 de Outubro, sobre a postagem de Samhain!
Um pequeno aviso é que, mais adiante, explicarei as datas corretas dos festivais em nosso hemisfério e o porquê de se comemorar o Halloween dia 31 no Norte do planeta e não estar tão correto em comemorarmos na mesma data aqui no Sul; entre muitas outras coisas.

Nome do festival:
Samhain - Lê-se "Sou-ein", "Samrrain", "Sam-muain", dependendo do dialeto e língua em que se baseia para a leitura, porém, o primeiro é mais correto de ser pronunciado.

Datas de comemoração:
No hemisfério Norte: 31 de Outubro
No hemisfério Sul: 30 de Abril ou 1º de Maio; sendo o último dia de Abril o mais utilizado para a comemoração.

O Samhain é sem dúvida alguma a data mais importante para os celtas, assim como nós politeístas celtas que sobreviveram nos dias de hoje e até mesmo na wicca.
É muito conhecido também como a Noite Sagrada, simbolizando o fim do Outono e início do Inverno; onde a comemoração se volta principalmente para o Sol, por ele entrar em um período onde sua permanência nos céus é menor que as anteriores, assim como para a Lua, onde ela terá maior permanência; com noites mais longas que os dias.
Samhain significa "sem luz", assim como "fim do Verão"; já que retrata o início de um período onde a escuridão domina o dia, o Sol se enfraquece e a Lua assume os céus por um período mais longo que de costume.

Sobre o que se trata o Samhain?
Samhain é uma data mística, repleta de segredos e poder, tendo um cume durante a noite pois a Lua já assume seu reinado (o céu) e ganha forças além do seu comum.
Uma das frases mais sábias já ditas sobre esta data é "Samhain não pertence ao passado, nem ao presente, nem ao futuro; assim como não pertence a este mundo, nem ao outro". Estranho, não é?
Pois bem, Samhain é exatamente o ano novo celta; assim como comemoramos a mudança de ano durante a noite de 31 de Dezembro e 1º de Janeiro, o Samhain era a mudança do ano; o ano da natureza, da vida.
O dia é repleto de energia e o Sol disponibiliza grande vigor às pessoas e seres da Terra, rituais em destinação ao Sol são feitos e pode-se notar grande poder e resposta do mesmo. A noite possui um ar misterioso, um típico charme provocado pela Lua e o início das névoas (no Norte) e a Lua com seu poder absoluto.
Além do ano novo, é também celebrado a aproximação do mundo dos mortos, o mundo dos vivos e o mundo dos seres mágicos. Conta-se que a natureza se encontra em um estado tão único, que sua influência afeta toda a vida neste dia.
O mundo dos vivos é todo o plano em que vivemos, o dos mortos é o local aonde os espíritos vivem e o mundo dos seres mágicos, é outra dimensão do nosso mundo, onde eles nos vêem, porém, não os vemos se não quiserem ser vistos (como fadas, dragões, etc.).
No início do dia 31, os três mundos literalmente se juntam e a barreira que se encontra para separá-los é totalmente "quebrada" e o contato é direto entre eles e estas barreiras se reerguerão apenas na manhã do dia seguinte.
Retrata também o início de um novo ciclo, o ano novo é para os seres vivos, humanos, animais, mortos e seres mágicos; o novo ciclo por sua vez é para a Terra, onde novamente voltarão às estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Celebra por fim a chegada do Inverno e o fim das colheitas.

Samhain na atualidade:
Samhain é hoje conhecido como "Dia das Bruxas" em todo o mundo, porém, é visto como uma data de terror, pânico, medo e de total preconceito contra aqueles que o comemoram de forma tradicional e relembra os antigos celtas.
A Igreja em sua época de conquista encontrou grande atrito para impor seus dogmas para o povo da população norte da Europa; como a grande maioria era celta e não abria mão de suas tradições e fé, se tornaram grandes inimigos da Igreja. A idéia de heresia e paganismo saciava o desejo humano como algo que podia ser visto "Fazem isso, pois somos fortes e defendemos o que cremos"; o que era fato; a Igreja temia que os celtas não se curvassem.
Tentou implantar a idéia de que seus deuses eram a representação do próprio Diabo. Alguns acreditaram e se converteram ao catolicismo, porém, muitos continuavam nas raízes; conclusão, para apagar este dia de festejos e alegrias, foi criado o dia de Todos os Santos, dia 1º de Novembro, onde as pessoas passariam a cultuar os santos neste dia e enfraquecer os celtas e suas divindades; em consequência, foi criado o dia de Finados (dia 2 de Novembro), um dia de tristeza e que acorrentava as pessoas a um pequeno temor e tristeza.
Os celtas restantes foram perseguidos e o Halloween virou uma data de trevas e terror.
Entretanto com dizem "Você abandona suas raízes, mas elas não te abandonam", o Halloween passou a ser comemorado com doces e fantasias e voltou a ter seu reconhecimento e ser uma data de alegria para muitos.

Rituais de Samhain:
Todos os rituais realizados eram destinados às divindades: Morrigan, Dagda e Manannán Mac Lir; sempre em pedido de um bom ano novo e um ciclo calmo, ambos repletos de prosperidade. Celebra a união da deusa Morrigan ao deus Dagda.

Tradições e pequenos rituais:
1- Como o mundo dos vivos e dos mortos está muito mais próximo e conectado, relembre de seus antepassados e entes queridos que terminaram o ciclo da vida em nosso mundo. Conte histórias às crianças sobre como eles eram e coisas que fizeram; pense, sempre existe algo para contar, mesmo que sejam histórias e lembranças que você tenha junto a pessoa. Qualquer coisa que tenham feito juntos, um passeio, conversas e coisas variadas.

2- Prepare uma refeição e dedique para seus antepassados. Se for para um ente querido específico, prepare o prato que ela mais se deliciava. Não é necessário que seja algo muito caro ou pomposo, sendo um alimento preparado com carinho já serve. Preferencialmente, sirva do lado de fora de sua casa; evite ao máximo oferecer dentro da residência. Em caso de chuvas e tempestades, pode ser feito no interior, caso contrário, por que não passar uma agradável noite sob a luz da Lua enquanto seu parente te visita?

3- Ofereça doces aos elementais em seu jardim ou quintal, preferencialmente não muito próximo da porta de entrada, muito melhor se for em um vaso de plantas onde ela esteja bela e cheia de vida. Ofereça aos elementais um copo de mel e bolo de aveias ou de frutas à eles; não recomendo o uso de refrigerantes doces (como guaraná, por exemplo) e doces industrializados, mas caso não tenha outra opção, tente oferecer. Principalmente aos duendes e gnomos que são loucos por guloseimas e travessuras com humanos.

4- Ascenda uma vela na entrada de casa. Quando o relógio marcar 18 horas (ou 19, no nosso horário de Verão), ascenda uma vela, qualquer tamanho; desde que ela tenha capacidade de ficar acessa das 18 à 00.
A vela irá proteger a sua casa contra espíritos que desejam o mal de você e seus familiares, como dizem, os espíritos ruins andam nas trevas, portanto, a chama irá espantá-los. Se a vela se apagar naturalmente (vento, por exemplo), tente reascendê-la.
Se a chama se re-ascender é porque algum familiar seu está por perto, a chegada de espíritos sempre apaga a vela, se ela ascender novamente quando você tentar; o espírito não lhe fará mal.
Se a chama não ascender, a vela perdeu sua propriedade de defesa por ter afastado um espírito ruim, tente trocar por outra vela nova e ascendê-la no lugar da antiga.

5- Pessoas do politeísmo celta e wicca fazem seus rituais em pedido de prosperidade ao novo ano e algo típico é ascender o caldeirão durante a noite, próximo do fim do dia 31, e jogar ali dentro (ou em uma fogueira) tudo o que lhes trouxe má sorte no ano. Sejam objetos que foram presenteados e lhe dão a sensação de peso e mal olhado, assim como a queima de papel com nome de pessoas para que elas se afastem e não voltem a lhe machucar.
PS: Não pode ser feito por qualquer um e de qualquer forma, possui método correto de ser realizado.

6-São feitos também rituais de purificação e renovação de energias; é também para tranquilidade e quietude.

Cores da festividade:
Preto e laranja.

Comidas:
São ingeridos alimentos como grãos, castanhas, romãs, melão, pães e bolos de abóbora, morango, milho, maçãs e o suco destas frutas e cidra.

Uso atual de máscaras e distribuição de doces:
Atualmente, nas festas é comum o uso de fantasias e a famosa "arrecadação" de doces com o "Gostosuras ou Travessuras", mas, por que isso?
Os doces são entregues para adoçar o novo ano que entra, mas de início era oferecido aos elementais, principalmente gnomos e duendes, os quais não zombariam de você e seus familiares se lhes dessem algo doce para comer e beber.
As máscaras já eram adotadas pelos celtas como forma de não terem os rostos descobertos, assim, se um espírito ruim quisesse machucar determinada pessoa, não saberia se era aquela pessoa mesmo quem procuravam pois se confundiria com as máscaras e algumas vezes, poderiam ser confundidos com seres mágicos.

O Baú se despede por aqui e lhes deseja um belo fim de semana! Promessa feita, promessa paga!
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Samhain, ano novo, ciclo novo!"

Related Posts with Thumbnails