Não leve o filme Percy Jackson em total relevância!

Olá caros visitantes, como estão passando este Sábado maravilhoso?
Hoje, gostaria de falar sobre o filme Percy Jackson, não como um simples telespectador, mas como um telespectador que conhece sobre mitologia grega. Um colega meu, assistiu ao filme e de repente quis tentar se "converter" ao paganismo grego seguindo o que é mostrado no filme, detalhe, ele não sabe quase de nada sobre mitologia.
Quando eu disse para não considerar todos os dados do filme como sendo corretos, ele considerou estranho eu ter dito isso e me perguntou o porquê. Respeito que as pessoas gostem do filme (eu também gosto), que assisto e até mesmo o autor, vale lembrar que quem revive a mitologia nos dias atuais de maneira tão penetrante para os jovens e crianças (que muitos nem se interessam mais pelo assunto) é um gênio.
Bom, vamos primeiramente aos prós dos dados do filme.
-O fato de os três irmãos, Zeus, Poseidon e Hades viverem em certo nível de tensão e sempre preparados para a guerra entre eles é verídico; próprias representações gregas demonstravam isso.
-Apesar de ser uma rápida citação, o que é dito sobre Medusa, Athena e Poseidon está correto; Poseidon a violou dentro do templo de Athena, e a deusa como vingança, a transformou em criatura horrenda.
-A rivalidade entre Athena e Poseidon também está correta, entretanto, no filme existe um porém; para quem não conhece a história, dá a entender que as pessoas escolheram Athena sem a existência de nenhuma disputa entre os dois deuses.
-Ótima aparição da réplica do Parthenon (templo de Athena) localizado nos EUA, muitas pessoas não sabem da existência da réplica.
-Os efeitos especiais do filme, como a hidra, centauros e até mesmo o sátiro foram muito bem feitos.
Até aqui, está tudo bem, existem outras coisas que poderiam ser citadas para os prós do filme, entretanto, de qualquer forma os negativos pesam sobre a obra; aqui estão:
-Zeus cria uma lei que proíbe que todos os deuses tenham contato direto com seus descendentes semideuses, isso é algo impossível de acontecer. Zeus possuía vários filhos semideuses e sempre os ajudava de alguma forma, algumas vezes, aparecia para conversar com eles sobre os assuntos que eram necessários.
-Os contatos e relacionamentos entre os deuses e os mortais eram constantemente citados em suas histórias, muitos possuíam filhos na Terra, sejam deuses ou não. Entretanto, a existência do "acampamento" Meio-Sangue e a explicação de que existem "centenas de semideuses espalhados pelo mundo, e muito nem sabem do que são capazes" só me leva a crer uma coisa... (os deuses que me perdoem em citar algo tão rude)... os deuses gregos deste filme podem ser rotulados como ninfomaníacos e é claro, extremamente férteis, afinal, sempre geram um novo descendente.
-É impossível para um deus encontrar um semideus por causa do cheiro de outras pessoas que convivem com ele? Até hoje me pergunto, como cheira um semideus???? O fato dos deuses não saberem com exatidão a localização de determinado semideus (apenas o próprio pai pode saber sempre onde o filho está) até passa, mas eles são encontrados pelo cheiro?
-São citados como seres onipotentes, entretanto, como não sabiam da localização do raio de Zeus? Os deuses não eram onipotentes, até mesmo vários momentos das guerras olímpicas, muitos dos deuses sofreram emboscadas de titãs e não possuíam o conhecimento de que tal ato aconteceria.
-Um minotauro morre tão facilmente nas mãos de um "pirralho" que acabou de saber que era filho de um deus. Impossível, até mesmo Teseu, que já possuía conhecimentos de batalha teve dificuldades para matar o minotauro de Creta. Uma pequena chifrada em sua barriga já é possível matá-lo?
-As pérolas de Perséfone são algo que não posso comentar com exatidão, nunca ouvi falar sobre elas; entretanto, a fuga dos poucos que conseguiram fugir do submundo não foram realizadas por tais pérolas.
-Algo que me deixa sempre chateado é que Medusa parece ser a única das górgonas, seguindo cronologicamente o filme, ela já estaria morta. Por que não usar alguma de suas duas irmãs??? O efeito da cabeça decapitada ainda seria o mesmo.
-Ainda sobre Medusa, ela possui corpo humano, ainda é uma mulher bela.
-Zeus e seus irmãos esquartejaram Cronos??? Impossível, a morte de um titã pode ocorrer, entretanto, um titã ao nível de Cronos ser morto de tal forma é impossível.
-Não há nenhuma citação sobre Héstia, Hera e Deméter.
-Hades foi aprisionado no submundo por Zeus? Isso não ocorreu como o filme demonstra, foi um acordo entre os três irmãos que levou Hades ao submundo.
-O "Inferno", ou submundo, como deseja, no filme é demonstrado como um local de chamas perpétuas e totalmente flamejante. O que aconteceu com o rio Estígie? Um dos locais de maior importância para a mitologia grega, foi reduzida ao nada.
-O Barqueiro é mágico! Ele faz com que o barco dele consiga voar pelo submundo. Aliás, ele "trabalha" apenas no Estígie.
-Pobre Perséfone, uma deusa de vida sofrida pelo desejo da própria mãe foi retratada como uma traidora e tarada pelos "convidados imprevistos" do submundo. E além de tudo, consegue nocautear Hades, com uma arma a qual ela nunca estaria possibilitada em usar.
-Hades é retratado no filme com um visual muito estranho, causando estranheza até mesmo para os heróis. (penso eu que ele nunca se subordinaria a tal visual, enquanto Zeus e Poseidon se vestem até que bem).
-Hades é nocauteado por Perséfone. Ele possui controle sobre ela e é muito mais forte e não seria "derrubado" por um simples ato como aquele.
-Onde está o Cérbero? O guardião das almas foi reduzido a três cães infernais, pobre Cérbero.
-Retratam Hermes como um deus altamente capacitado para tarefas impossíveis. Eles usam o fato de Hermes sair do submundo sempre que deseja como algo que seria impossível; entretanto, o consenso dos deuses o tornou mensageiro. Por que aprisionar o seu mensageiro e nunca mais enviar mensagens quando necessário, ou até mesmo receber?
-Athena (e pelo que já imagino de Artemis também), ela possui filha(s). Onde isso é possível? Ela é uma das três únicas deusas as quais fizeram votos de castidade.
-Quiron diz que é raro o nascimento de um descendente direto de um dos três grandes irmãos. Zeus decidiu não mais trair Hera? Que bom!
-Já me chamaram de racista quando comentei sobre tal fato, entretanto não é racismo, é fidelidade. Na cena em que estão no Olimpo (o local foi muito bem feito), os deuses se encontram na sala dos tronos, onde são feitos os julgamentos, etc... mas por um rápido instante é possível perceber que um dos deuses tem um tom de pele bem escuro, igual a um afro-brasileiro. Acho legal o fato de contratarem para o filme, mas, um deus?
Se fosse levar em consideração esta parte, os deuses seriam apenas e exclusivamente caucasianos, mas notem, quantos semideuses possuem um tom de pele mais escuro? Estranho.
Bom, aí está o que eu pude notar no filme. É claro que devo admitir que é muito bem feito e eu gosto de assistir, nem tudo é perfeito, entretanto, as pessoas devem saber se as fontes são corretas; nem sempre um filme é 100% fiel ao assunto abordado.
Tenham um ótimo fim de Sábado!!!
Escrito por Felipe M.

4 Response to "Não leve o filme Percy Jackson em total relevância!"

  1. Nani e Neto says:
    15 de setembro de 2010 às 19:31

    Olá Felipe, eu e o Neto gostaríamos de agradecer por ter postado o nosso link e pelos comentários. Nós dos pequenos timotens também estamos de olho nas novas postagens aqui do blog, que, sem puxar o saco, são muito interessantes. E por falar em post, eu(Nani) estava lendo este sobre o filme Percy Jackson e confesso que ainda não assisti, mas fiquei muito interessada por se tratar de mitologia grega, que eu adoro, claro que eu não sou tão expert em mitologia quanto você, mas esse assunto tbm me fascina. Alias, fico impressionada com o seu conhecimento no assunto.
    Bem, agora que fiquei interessada no filme, vou assistir pra fazer um post legal lá nos pequenos timotens!!!

    Abraços

  2. Bia says:
    3 de janeiro de 2011 às 19:47

    Oii, sou grande fã do Percy Jackson, e adimito que muitas coisas estão erradas. Apesar de conhecer pouco sobre mitolgia já que me aprofundei no assunto inicialmente pela série.
    Eu não gosto do filme, alias não gosto da maioria dos filmes pq eles nunca conseguem passar o sentido completo do livro,e muito dos erros que vc comentou estão certos no livro.
    Realmente alguns esculacham como o primeiro minotauro.Zeus não proibiu ngm de falar com ngm, em outro livro mostra Hermes falando com seu filho quando pequeno...
    Tanto que Percy pediu no fim da série que os Deuses fosse mais atenciosos, e não que começacem a ver seus filhos.
    Eu queria muito saber o que há de errado no livro, obrigada.

  3. Leandro Says:
    28 de janeiro de 2011 às 08:48

    Você está correto no que disse Felipe,mas o filme foi criado meio que na intenção de nao fazer outro filme , ou seja, da continuidade ... tive a oportunidade de ler o livro e acho q deveria ler também já q você curte mitlogia grega como eu ... mas entao o filme faltam personagens , características de personagens foram mudadas no livro Annabeth tem o cabelo loiro e no filme nao tem no filme da a enteder q Luke morre no final e nao é isso que acontece ... nao tem nada de hydra no livro 1 , nao tem nada de pérola também tudo o que acontece é um plano de Luke e Cronos contra Percy...dentre outras observaçoes q só lendo você perceberá ^^

  4. Anônimo Says:
    15 de novembro de 2013 às 23:20

    Bom, sobre Atena ter filhos, isso é explicado no filme, Annabeth (filha de Atena), explica que todos os seus filhos nasceram de "pensamentos", assim como a deusa.
    Ártemis não tem filhos, tem as caçadoras.
    Muitas coisas dos filmes (principalmente o mar de monstros) estão totalmente diferentes do que é retratado no livro.

Related Posts with Thumbnails