Liberdade!!!! Tô fora do exército!!!!

Caros amigos e visitantes, gostaria de avisar com muito orgulho que... Não fui aceito para o exército!!!!!
É realmente uma felicidade sem tamanho eu saber disso!!! Um alívio para mim, para minha família e para meus amigos!!!
É, quando se chega aos 18 ou vai se fazer 18, a vida aparenta se modificar; seja em qualquer sentido que você pense.
Para os "Novatos" que ainda completarão 18 anos nesse novo ano que entra, gostaria de esclarecer algumas coisas, as quais você não encontra na internet ou em livros para te darem uma base de apoio; nervosismo e o famoso "frio na barriga" são mais comuns do que pensamos.
Eu mesmo, já cheguei a pensar que eu seria o único "medroso" na fila de alistamento, mas quando você está lá, nota que a situação não é como a imaginada. Não posso dizer "Você não deve ficar com medo/frio na barriga"; é impossível, aliás, é uma decisão que decidirá o nosso futuro.
Por mais que as pessoas a nossa volta tentem nos acalmar, sempre sentimos aquela pontada de medo e ansiedade, já que, não sabemos o que acontecerá ou como acontecerá.
Aqui vão algumas coisas que você deve ter em mente quando for se alistar:
1-tente chegar na Junta Militar (JM) o mais cedo possível, veja o horário correto à qual ela começa a funcionar para você ter uma base para poder ser um dos primeiros e não ficar tanto tempo esperando em fila.
2- para os mais "assustados" ou "preocupados" vai um aviso muito importante; TOME UM CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO. Coma um pão com manteiga, tome um leite, chá, café; qualquer coisa de seu gosto e interesse, assim você terá força e não ficará sujeito a desmaios, tonturas ou coisas do gênero na hora da sua inscrição ou de esperar na fila. Vale também uma dica, não exagere na alimentação, as pessoas mais propensas a tonturas, quedas de pressão (entre outras coisas) não deve jamais exagerar no café (nunca é bom exagerar em nenhuma refeição); mas nestas datas principalmente, a mente está ansiosa, você pode estar com medo e se exagerar, pode sofrer pela famosa "persistência em ir ao banheiro", lembrando que se isso ocorrer fora de casa, muitas vezes você não terá onde "descarregar".
3- tenha em mente e esteja preparado para muita espera nestas idas à Junta e ao Quartel e esteja preparado para ir à junta mais de uma vez.
4- quanto ao tempo você terá de esperar, ai vai uma boa notícia!!! Se você chegar cedo à Junta, consequentemente haverá menos gente em sua frente e o tempo gasto será menor e suas outras chamadas irão acontecer em dias mais próximos. A má notícia é que, a partir da segunda chamada, você já terá de esperar, pois já serão convocados muito mais gente para aquela data e horário. No Quartel, aí é bom se preparar, você vai esperar muuuuuito tempo sentado naqueles bancos.
5- documentos em mão, o tempo não é perdido em vão. Para adiantar o processo para eles e para facilitar para você mesmo, vá em uma agência dos Correios e peça o seu CPF, o tempo de entrega é de 15 dias e é entregue em sua própria casa; a taxa é de apenas R$5,00 (pelo menos em Osasco SP, verifique em sua localidade) e é feito em menos de 10 minutos. Leve seu RG original, certidão de nascimento, comprovante de moradia (qualquer conta que conste o endereço da sua casa) e no mínimo uma foto 3X4 recente em fundo azul ou branco, sem pierciengs, brincos e correntes, orelhas e testa à mostra.
6- até a segunda chamada na JM, você irá necessitar apenas dos documentos listados à cima. Para o Quartel, você necessitará dos mesmos documentos e adicione à lista o comprovante de escolaridade, onde comprove que você já se formou no Ensino Médio ou que ainda está cursando o 3° ano.
7- para os jovens que possuem algum problema de saúde, os exames serão necessários apenas quando for ao Quartel; será inútil levar estes exames na JM. Faça os exames com antecedência para poder levá-los e apresentar aos médicos militares, isso pode ser um dos pontos favoráveis para você não servir (caso queira ficar apenas como reservista).
8- esta é a mais importante, fique atento as datas que lhe são passadas e sempre lhe dirão o que deve fazer para a próxima chamada ("levar RG, levar ..."; "higiene bucal, higiene pessoal" etc); uma data errada, mesmo que um dia de atraso, pode gerar vários atrasos para VOCÊ e talvez até alguns problemas com documentação. Fique tranquilo com a escola e/ou serviço, pois eles lhe entregarão o atestado pela sua ausência no serviço ou escola caso você peça para eles.
Muita calma e vamos lá!
Outra coisa muito importante é, não leve as piadinhas e brincadeiras de até mesmo amigos. Hoje eu pude perceber que não existe motivo para temer estar lá (só o fato de não saber se irá servir ou não). Alguns colegas meus que já se alistaram fizeram piadas sobre quando era a minha vez, entretanto não precisa temer.
A JM e o Quartel não é tudo isso que falam, se você está com medo/ nervoso, olhe ao seu lado e você vai ver a situação dos outros rapazes; assim como você, eles também são obrigados a comparecer e se alistar; você não passará por essa situação sozinho.
Sempre se dirija à quem estiver falando com você com respeito e com voz firme, evite gaguejar ou sussurrar pela timidez.
No Quartel, (vai parecer engraçado um homem dizer isso para outro) vá com uma cueca boa, limpa e sem nenhum furo ou coisa do gênero, você terá de passar por uma vistoria por um médico especializado, tendo de ficar apenas de cueca. Não se preocupe por ficar apenas de cueca na frente dos outros pois a grande maioria dos Quartéis que trabalham com esta área possuem boxes, repartições onde é capaz de ver apenas a cabeça de quem está do lado.
Para a ida no Quartel, acorde cedo, tome um bom banho, tome um café um pouco mais reforçado e escove bem os dentes, pois sua boca também passará por vistoria.
Atenção com seus documentos, verifique se não está se esquecendo de nada para que não haja problema na hora H. No juramento à bandeira, fique atento ao que dirão, pois você terá de repetir; evite risadinhas, conversinhas ou piadinhas, pois isso irá prolongar sua estadia no local e a de todo mundo que estiver com você. Um fato importante é, vá bem vestido, jamais de boné, shorts ou bermuda e chinelo; você será barrado e terá de voltar outro dia.
Uma boa pedida para essa "jornada" de alistamento é, peça para algum amigo seu que já passou por isso te acompanhar, até mesmo seu pai e sua mãe (vi muitos acompanhados da mãe e irmã), isso irá te dar uma tranquilizada e você terá alguém para conversar enquanto espera.
Bom, para os que ainda irão para o Quartel e leram este post, espero ter ajudado um pouco; afinal, já passei por isso e sei a sensação que estão sentindo.
Qualquer dúvida, podem perguntar pelo meu email e tentarei responder através do mesmo.
Uma ótima Segunda-Feira para todos e um bom início de semana!
PS: Agradeço à minha família pelo apoio que recebi, ao amigo de meu pai que pode me ajudar e devo também parabenizar o Coronel Fentas e toda sua equipe pelo ótimo serviço feito no Quartel de Quitaúna (SP) e pelo respeito recebido pelos mesmos.
Escrito por Felipe M.

2 Response to "Liberdade!!!! Tô fora do exército!!!!"

  1. Rosane says:
    29 de julho de 2010 às 11:35

    IUPI!!!!!!!

    Bjks

  2. Unknown says:
    9 de julho de 2016 às 12:33

    Oi , Tenho 15 Anos Ainda mas Quando Completar 18 Quero Me Alistar ( Exército Feminino) ESTOU Um pouco Ansiosa E Queria Te Pergunta se Sabe Algo Sobre o Exército Feminino (Não achei ninguém que soube-se até agora) *-*.

Related Posts with Thumbnails