A pessoa é feita pela sua etnia?

Chineses, japoneses, africanos, caucasianos e várias outras etnias; gostaria que me respondessem:
Uma pessoa é feita por sua etnia?
Por que as pessoas levam a cor da pele, a posição dos olhos, a aparência em geral em consideração? Desde os tempos mais remotos da história do ser humano, ouvimos que uma civilização exercia domínio sobre outra por se intitularem uma "raça superior", mas, isso é realmente verdade?
O que seria uma "raça superior"? Uma raça onde não existem problemas e conflitos internos na sociedade? Um povo que possui todos os dons e conhecimentos existentes?
Quem disse que sim, ficaria maravilhado em marcar um encontro para conhecê-lo(a) melhor... Aliás, nem um deus tem todo o conhecimento nem todos os dons existentes. Bom, antes que digam que tenho preconceito, o termo que devemos (e mais correto) utilizar não é raça, e sim etnia.
Cada etnia possui sua cultura, seus modos, seus conhecimentos e suas próprias características. Infelizmente, até hoje as pessoas sofrem e praticam os atos de preconceito. Quem pratica, nunca recebeu a devida educação ou aprende até mesmo com os próprios pais, pois isso está enraizado em nossa geração ou a de nossa ascendência.
Outro problema que enfrentamos é a burocracia na hora de denunciar um abuso, o estado não faz nenhuma forma de incentivo a essas denúncias e muito menos atua como uma base para sustentar aqueles que sofrem tais preconceitos.
Se você é xenófobo ou é um "etnófobo" deveria pensar muito bem antes de ter tais pensamentos de aversão; o quanto que devemos agradecer as culturas de outras etnias. Felizmente, as pessoas estão visando mais o correto e podemos notar muitas diferenças. Nunca poderemos dizer que os pais irão amar menos o filho adotivo porque ele é afro-brasileiro, japonês ou até mesmo caucasiano; como gosto de dizer (concordem ou não) "O coração é cego, por isso ama sem se importar com cor e aparência".
Dou total apoio aos pais que adotam crianças (apesar da demora e a luta frequente para conseguir a guarda) de outras etnias, é algo tão lindo, é uma prova que ainda existe esperança e mais ainda de que o amor não tem barreiras.
Devo total gratidão a cultura destes povos (ou etnias), pois sem eles jamais teria o vinho em minha taça, a tecnologia indiana de computadores, não teríamos o samba e os mais diversos pratos de comida, como yakisoba, lasanha, feijoada, sem contar também as danças e músicas.
Espero que as pessoas tomem consciência de seus atos e percebam que apesar da nossa aparência externa, a aparência interna é a mais importante.
"Sejam eles brancos, negros, amarelos, vermelhos e a cor que quiserem. Sou superior sim, mas não sobre as etnias e sim sobre o preconceito; pois apesar da cor de nossas peles, nossa essência é única!"
Escrito por Felipe M.

1 Response to "A pessoa é feita pela sua etnia?"

  1. Rosane says:
    1 de junho de 2010 às 13:49

    Ninguém é melhor ou pior por causa de sua cor. O que importa é o nosso interior(espírito) carrega. Qualquer um pode ser branco e ter um espirito "negro", ou vice-versa.
    Mas como um velho ditado já diz:QUEM VÊ CARA, NÃO VÊ CORAÇÃO!.
    Bjks

Related Posts with Thumbnails